Olá gente, amanhã começa o ENEM e todas sabem que é uma prova complexa e seu conteúdo é imprevisível, mas vale a pena a gente ter umas dicas e claro, manter a calma e ficar tranquilo na hora da prova.

Quanto a redação, esses sãos os critérios de correção:
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. (0 a 200 pontos)
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. (0 a 200 pontos)
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de vista. (0 a 200 pontos)
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação. (0 a 200 pontos)
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural. (0 a 200 pontos)              (Fonte: INEP)

Ai vai algumas dicas para escrever uma boa redação:
- Usar elementos coesivos, ou seja, elementos necessários para dar coesão ao texto, fazendo com que seu texto não fique truncado. Veja:
* Embora, ainda que, mesmo que - Esses estabelecem relação de coesão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los.
* Aliás, além de tudo, além do mais, alem disso - Reforçam a ideia final.
* Ainda, afinal, por fim - Incluem mais um elemento no conjunto de ideias,
* Isto é, ou seja, quer dizer, em outras palavras - Revelam esclarecimentos ao que já foi exposto anteriormente.
* Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma - Exemplifica o que já foi expresso, complementando mais a argumentação.
* Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante - Estabelecem oposição entre dois enunciados.
* E, nem como também, mas também - Estabelecem uma relação de soma aos termos do discurso.
- Evite repetições de sons (palavras terminadas com o mesmo som, ex. ação, compreensão...), palavras e ideias. 
- Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) - Para evitar a repetição e para não elaborar períodos muito longos.
- Não generalize, seja específico - Utilize argumentos concretos, fatos importantes. Uma redação cheia de generalizações demonstra a falta de cultura de seu autor, a falta de conhecimentos gerais, a falta de contato com a realidade atual. Para evitar esse problema, lei bastante; leia, jornais, revistas, livros; assista a programas de reportagens, filmes.
- Não faça afirmações incoerentes - Como 'Os jovens estão totalmente em informações hoje...';'Ninguém gosta de ler...';'Não há escritores bons hoje em dia...' A incoerência também demonstra falta de conhecimento.
- Não fala afirmações levianas - Como 'Todo político é corrupto...'
- Não afirme o que não pode ser aprovado. Não escreva períodos muito curtos e nem muito longos.
- Evite mais de dois períodos por linha, ou seja, não coloque mais do que dois pontos finais em uma mesma linha. Evite escrever mais de duas linhas sem um ponto sequer.
- Não faça parágrafos muito curtos e nem muito longos - O ideal seria que os parágrafos contivessem, no mínimo, 4 linhas e, no máximo, 7 linhas.
- Estruture adequadamente os períodos (S+V+P) - Períodos mal-estruturados demonstram falta de conhecimento da língua.
- Observe a pontuação - Nunca coloque vírgula entre sujeito e o verbo, nem entre o verbo e seu complemento.
- Não use expressões populares e cristalizadas pela pontuação e nem expressões vulgares - A dissertação é um trabalho técnico, portanto não se admitem expressões populares. Expressões cristalizadas são frases comuns a qualquer cidadão, de qualquer nível cultura, como 'Brasil um país de todos'.
- Não use linguagem figurada - Todas as palavras da dissertação devem ser usadas em seu sentido exato.
- Se for usar título, faça-o por meio de expressão curta - Alguns vestibulares exigem título na dissertação. Se for o caso, use poucas palavras e só coloque ponto final, se for usar verbo.
- Cuidado com usos de conjunções: mas, porém, contudo são adversativas, indicam fatores contrários; portanto, logo são conclusivas; pois é explicativas, e não causal.
- Não deixe os parágrafos saltos - Há de haver ligação entre eles. A ausência de elementos coesivos entre orações, períodos e parágrafos é erro grave.
- Não use a palavra 'eu' nem a palavra 'você' e evite a palavra 'nós' - A dissertação deve ser impessoal. Não se dirija ao examinador, como se tivesse conversando com ele.
- Não use palavras estrangeiras nem gírias - Por ser trabalho técnico, use apenas palavras da Língua Portuguesa.
- Atente para não elaborar frases ambíguas - Se houver duplo sentido em uma frase, como o examinador saberá por qual optar?
- Atente para não entrar em contradição - Preste atenção a tudo o que for exposto na redação, para não dizer o contrário mais a frente.
- Lembre-se de que há quatro palavras muito importantes:
* Originalidade e Criatividade - Não trabalhe com exemplos muito simples ou comuns; seja criativo. Use sua inteligência.
* Homem e Sociedade - Tudo o que for colocado em sua redação deve ser importante para a sociedade de um modo geral, e não apenas a você ou a um pequeno grupo de pessoas.

Bom, acho que essas dicas são as principais e as mais importantes. Se quiser saber mais, a Matriz de Referência do ENEM explica sobre todos os temas do ENEM, para ver, clique AQUI.
E lembrando que o gabarito sai dia 30/10!
Na minha escola, quando é véspera do ENEM, os professores e coordenadores montam uma sacolinha com algumas coisas para nos ajudar no dia do ENEM. Esse ano deram bombom, pirulito, barrinha de cereal, marcador de livro, caneta preta e para as meninas um chaveiro de sapatinho. São coisas simples e que pra muita gente não é nada, mas nós que recebemos significa muito! E os alunos do 1º e 2º ano escreveram uma cartinha de apoio pra todos os alunos do 3º, incentivando e principalmente nos encorajando para os dois dias mais esperamos do ano kkk Olhem o que eu ganhei:


O que acharam?
Bom gente, é isso. O resto é se acalmar, tomar bastante água antes e durante também, porque assim nosso cérebro fica oxigenado e nos ajuda na hora.
Bom, então desejo a vocês uma ótima prova e que possamos tirar uma ótima nota!
Até a próxima...

Deixe um comentário